sábado, 23 de junho de 2012

7 de setembro: um olhar diferenciado sobre o desfile cívico.

Me foi dada a oportunidade de sugerir, apresentar ideias para o tão batido desfile de 7 de setembro que todas as escolas são praticamente obrigadas a participar e que apresentam-se como momentos descontextualizados e carregados de pompas sem nenhuma construção ou participação efetiva dos alunos que não pensam nem elaboram algo sobre o que levarão para o ambiente público, das ruas da cidade.
E o que mais me deixou feliz foi o resultado conseguido em sala a partir das discussões com os alunos acerca da construção das alas do desfile, que passaram a ter significado para eles.

Nossa proposta passou pela discussão com os alunos da temática de cada ala, que foi constituída da seguinte forma e o resultado foi uma reflexão conjunta.

TEMA: “SUJEITOS DO BRASIL: UMA OUTRA HISTÓRIA?”

1ª ALA: BANDEIRAS

BRASIL, BAHIA, MUNICÍPIO E POVOADOS DE IPIRÁ.

2ª ALA: GUERREIROS INDÍGENAS.

            Demonstrar esses sujeitos enquanto resistentes, não passivos. Perseguidos, vítimas de violência física, imposição cultural e opressão. No entanto, fortes, resistentes, armados com seus instrumentos. Visíveis e importantes no processo de construção histórica brasileira.

3ª ALA: BELEZA INDÍGENA.

Tratar da beleza da população indígena.

Ala representada por alunos coreografando danças indígenas (não de forma estereotipada). Atenção às roupas belas, com penas, cocares, plumas, enfeites...

4ª ALA: INFLUÊNCIA CULTURAL INDÍGENA.

Apresentar seus utensílios, instrumentos, a representação de sua religiosidade, culinária, tratar da importância da arte rupestre no registro e identificação dos conhecimentos sobre a pré-história brasileira como uma produção pré-colombiana.

5ª ALA: BRANCO EUROPEU.

Presença do elemento branco, europeu, conquistador, invasor, dominador das terras alheias.

Demonstrar os bandeirantes, colonizadores, representantes do mandonismo de Portugal, não como heróis, personagens mais importantes e representativos da história, mas pelo viés da ganância desmedida, da busca por lucro, viés este, que encontra-se invisível na grande maioria dos livros didáticos.

6ª ALA: GUERREIROS AFRO-BRASILEIROS.

Presença do elemento negro africano. Demonstrar esses sujeitos enquanto resistentes, não passivos. Visíveis, importantes no processo de construção do Brasil.

7ª ALA: BELEZA AFRO-BRASILEIRA.

Tratar da beleza e da cor da população afro brasileira. Cabelos, cor das roupas, enfeites e acessórios, vestidos e saias...

8ª ALA: INFLUÊNCIA CULTURAL AFRICANA.

Alas representadas por alunos jogando capoeira, apresentando a religiosidade, culinária afro brasileira...

9ª ALA: FANFARRAS

10ª ALA: IMIGRANTES NO BRASIL.

Presença do elemento branco europeu imigrante. Japoneses, italianos, alemães, suíços, árabes...

Representar o imigrante enquanto trabalhador principalmente das fábricas, operário que promovia e encabeçava greves com o intuito da busca por melhoria da qualidade de vida para toda a categoria.

11ª ALA: HOMENAGEM ÁS VÍTIMAS NA HISTÓRIA BRASILEIRA.

Crianças vestindo roxo (não o preto para não associar a ala à expressão “período negro” extremamente carregada de preconceitos) e segurando velas numa representação dos mortos que a violência do processo histórico brasileiro produziu e ainda produz, sobre os menos favorecidos.

12ª ALA: POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL.

Representação das consequências de um processo histórico excludente e dominador.

Existência das favelas, da exclusão social através da mendicância, moradores de rua, desfavorecidos e desassistidos.

OBSERVAÇÃO:
DEVEMOS TER CUIDADO COM A EXALTAÇÃO DO BRANCO CONQUISTADOR, COM SUAS ROUPAS POMPOSAS E EXAGERADAS, ENQUANTO OS SUJEITOS NEGROS E INDÍGENAS, EM MUITAS SITUAÇÕES SÃO APRESENTADOS SEMI-NUS, PROVOCANDO CONSTRANGIMENTO DAS CRIANÇAS QUE PARTICIPAM E A REPRODUÇÃO DA HISTÓRIA QUE EXALTA O DOMINADOR SOBRE O DOMINADO.
SUGERE-SE, ASSIM, QUE NOSSO DESFILE APRESENTE UM VIÉS DIFERENCIADO PARA A HISTÓRIA DO BRASIL E DOS SEUS SUJEITOS. VIÉS, ESSE, QUE AINDA NÃO TEM SIDO EXPLICITADO NA MAIORIA DOS LIVROS DIDÁTICOS.
É IMPORTANTE, ASSIM, ENCARARMOS O DESFILE CÍVICO COMO UM EVENTO POPULAR, DE PARTICIPAÇÃO E DE PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO POR PARTE DA COMUNIDADE, UMA MANIFESTAÇÃO DA ARTE E DA DEDICAÇÃO DOS ALUNOS E ESCOLAS DA CIDADE EM DAR O SEU MELHOR, EM DEMONSTRAR SUA CRIATIVIDADE PARA A CONTEMPLAÇÃO E ENRIQUECIMENTO HISTÓRICO DE TODOS E TODAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário