sábado, 23 de junho de 2012

Compartilhando plano de aula sobre "Negro no Brasil atual"

Gostaria de compartilhar este plano de aula que faço questão de realizar todos os anos com os meus alunos e tenho tido ótimos resultados e discussões produtivas a partir da proposta de reflexão acerca do negro no Brasil atual. Aos interessados, fiquem a vontade em utilizá-lo.



NEGRO NO BRASIL ATUAL
“Destino” impresso na cor da pele?

Professora Ana Silvia Conceição de Oliveira

Público alvo: 1ª Série (Ensino Médio).

Carga horária: 2 horas aulas.

1. Temáticas:
- Negro no Brasil atual
- Racismo
- Preconceito
- Discriminação Racial
- “Racismo velado”
- Mito da democracia racial

2. Objetivo Geral: Entender o processo de exclusão ao qual o negro foi e é submetido no nosso país, na compreensão das concepções de racismo, preconceito, discriminação racial, ainda, o entendimento da construção do “racismo velado” a partir do mito da democracia racial.

3. Objetivos específicos:

- Observar a escravidão enquanto fundamento histórico das desigualdades raciais, ainda as teorias raciológicas como justificativa da desigualdade;
- Conhecer e discutir os conceitos básicos de racismo, preconceito e discriminação racial, ainda, as formas de racismo;
- Compreender o mito da democracia racial brasileira e a promoção do “racismo velado”;
- Perceber estatisticamente como as desigualdades apresentam-se no âmbito educacional, econômico e social perante a população negra na atualidade;
- Promover a mudança de concepção e ação referente ao negro no Brasil.

4. Metodologia:

Utilização de slides para apresentação de forma expositiva dos pontos a serem trabalhados, incentivo à discussão e debate no sentido das percepções de desigualdade às quais estão inseridos os negros no Brasil. Ainda, estimular a percepção da escravidão e das suas amarras e marcas pejorativas associado às teorias raciológicas como motivadores das desigualdades de cor atuais, sendo necessárias ações afirmativas no sentido de sanar ou minimizar tais desigualdades.

5. Recursos Metodológicos:
- Data show; - Quadro branco; - Pincel.

6. Avaliação
A avaliação se fará de forma contínua, onde será analisado o envolvimento e a participação dos alunos. Após a discussão, debate, participação da turma e intervenções da professora no sentido do estímulo à compreensão do tema, será solicitada uma produção textual onde os alunos terão a oportunidade de exercitar a escrita e concretizar seus aprendizados no sentido da percepção dos lugares, “destinos”, posições, do negro na atualidade brasileira.

7. Bibliografia sugerida:
MUNANGA, Kagengele. GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global; Ação Educativa: 2004.

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